Marcelo D2 apresenta novo show de samba no palco do Circo Voador

Suzany Alves
2 min readDec 29, 2023

Nascido na Zona Oeste, torcedor da Mocidade Independente de Padre Miguel e frequentador assíduo das rodas de samba dos cantos do Rio. Quem acompanha o trabalho de Marcelo D2 reconhece que ele sempre bebeu das fontes do samba, tanto na estética quanto nas sonoridades. Já era hora de D2 reunir sua galera e fazer um projeto de samba, então ele convidou onze destes artistas que conheceu em suas andanças para montar o novo show ‘Um Punhado de Bamba’, que estreou em janeiro, no palco do Circo Voador.

Ao redor de uma grande mesa, decorada com uma toalha branca e uma imagem de São Jorge, reuniu uma roda de primeiríssima qualidade, com direito a violão de sete cordas, cavaquinho, percussão, coro e metais. Marcelo D2 subiu ao palco com a casa lotada e apresentou por cerca de duas horas e meia um setlist reverenciando os maiores compositores e intérpretes do samba, dos mais antigos aos mais atuais. Um repertório recheado de clássicos, como ‘A Batucada dos Nossos Tantãs’ (Fundo de Quintal), ‘Zé do Caroço’ (Leci Brandão) e ‘Água de Chuva no Mar’ (Carlos Caetano, Wanderley Monteiro e Gerson Gomes), entre outros.

Não ficaram de fora os hits já consagrados do início da carreira, como ‘Qual É’ e ‘A Procura da Batida Perfeita’, na cadência do samba e acompanhados em coro pelo público. No telão, frases de afirmação, cenas e personagens do cotidiano do subúrbio ilustravam o palco, trazendo a identidade visual do que o samba representa na visão do artista.

Foto: Suzany Alves

D2 aproveitou para testar a temperatura de ‘P O V O . D E . F É’, primeiro single do álbum, lançado no mesmo dia do show. A faixa é uma colaboração do rapper com Luiz Antônio Simas e conta com a produção de Nave, Kiko Dinucci e Mário Caldato Jr. Deixou um gostinho do que vem por aí em IBORU, seu próximo álbum.

Luiza Machado, foi cantar com Marcelo em alguns momentos. Juntos, o casal assina a direção criativa do clipe do novo projeto. Ele conta que Luiza foi a maior incentivadora deste novo show, e que começaram a amadurecer a ideia quando um vídeo dos dois cantando e dançando em uma roda de samba viralizou nas redes sociais.

À convite do artista, uma fã subiu ao palco e deu um show à parte, mostrando todo gingado e samba no pé, saudando os músicos da roda e contagiando o público, terminando ovacionada. O show de abertura ficou por conta do rapper Sain, filho mais velho de D2, que apresentou os maiores sucessos e ainda algumas músicas inéditas que devem estar no próximo álbum do artista, previsto para ser lançado ainda no primeiro semestre do ano.

Publicado originalmente no blog The lowkey, em 03/02/2023.

--

--